Image Map

terça-feira, 28 de julho de 2015

Cobaias' Day na Casa da Monica

Cobaias' Day desta vez foi na casa da querida Monica ^^
A Monicão é uma amiga da faculdade. Cogitou um 'cobaias' day' na casa dela e não é que achei a ideia interessante? 

Lá estavam os seus irmãos, amigos e namorado. "Cobaias" de nacionalidade japonesa, chinesa, taiwanesa e brasileira. Pela primeira vez sirvo os meus experimentos culinários fora da minha casa e para pessoas que não fossem coreanas. Tive grande curiosidade em conferir a reação de cada um perante os temperos coreanos.

Levei a comida pré preparada tendo de ser refogada ou levada ao forno no local mesmo. Entre conversas e descontração, o jantar foi servido duas horas depois do horário estimado rs.
Teve tteokguk (sopa de massa de arroz), carne bulgogui, frango com pimentão ao molho de jeonbok (전복), salada ao molho de mostarda dijon e mel, pineapplesamguiopssal (tiras de carne de porco ao molho apimentado enrolados em pedaços de abacaxi), gyeranmari (omelete enrolado), além de um delicioso curry tailandês feito lá também pelo Marcelo, amigo da Monica (adoro comida tailandesa. Esse curry estava uma delíciaaaaa!).

Como eu imaginava, vi um certo receio deles ao experimentarem um dos pratos, que era apimentado. Mas até que muitos foram bem tolerantes ao nível da pimenta. Parabéns, pessoal! rsrs 

Foi bom conhecer as peculiaridades de alguns: uma das pessoas informou que não come camarão (menos mal que não havia camarão em nenhum prato) e uma outra não gosta de carne de porco. 
Mas todos são foodies anyways :D

Obrigada pela hospitalidade em sua casa, Monicão! Adorei conhecer o pessoal! Foi um momento muito gostoso!
Logo mais estou de volta ai fazendo outros experimentos ;)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

+Plus: Watermelon Toast

O "pão melancia" é uma modinha na Ásia. O pão é "pintado" com corantes, feito em formato de melancia e não tem um pingo de sabor da fruta rs.


As imagens foram tiradas do Instagram dos "fãs" do pão (rs) e a criação dessa invenção foi em Taiwan no Jimmy's Bakery :D

Tem um youtuber chamado Mic Mic Cooking que mostra como fazer esse pão ^_^

terça-feira, 21 de julho de 2015

Fooday aka Cobaias' Day (bolo)

Fooday é um dia em que faço os meus "experimentos" culinários e recebo convidados para me darem feedback a respeito dos pratos. Este dia foi carinhosamente apelidado por "Cobaias' Day" pela a minha querida amiga Nancy, minha cobaia assumida XP
Acabei de fazer umas aulinhas básicas de bolo e estou treinando em casa. Nossa, ainda tenho muito o que praticar e aprimorar, mas chamei as cobaias para comer um bolinho com café em um domingo a tarde ^_^


Bolo de creme de chocolate branco e uvas                                                                                        Fotografia Eric Lee

Preparando a mesa

Carrot cake                                                                                                                                                              Fotografia Eric Lee


Bolo de cenoura com nutella ^^                                                                                                                  Fotografia Eric Lee





Como não houveram efeitos colaterais, acredito que os convidados estão aptos para o meu próximo experimento :P
Obrigada, família! 사랑~ S2 ^^


quinta-feira, 16 de julho de 2015

terça-feira, 14 de julho de 2015

갈비찜 Galbijjim

A costela de boi fica macia e é acompanhada de nabo, cenoura e jujuba.
A receita é um pouco trabalhosa para se fazer pois como esta carne é um tanto gordurosa é necessário fervê-la ao menos duas vezes para que, ao servir, não apresente gordura solidificada, mas como fica bem temperada e gostosa, vale a pena fazer :)
Este prato é bem tradicional na culinária coreana e normalmente está na mesa em eventos um pouco mais especiais já que a carne bovina é um pouco cara na Coreia.

Ingredientes
1 kg de costela de boi
2 rodelas grossas de nabo (4cm de largura cada)
1 cenoura grande
4 jujubas 대추 (opcional)

Molho:
1 pedaço de gengibre (tamanho de um alho grande)
3 dentes de alho
1/2 maçã ou pera
1 colher de sopa de sal
5 colheres de sopa de molho de soja jinganjang
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de xarope de milho mulyeot
1/2 xícara (de chá) ou 120 ml de água
1 fio de óleo de gergelim
2 pitadas de pimenta do reino

Normalmente retira-se o sangue da carne deixando de molho por 1 a 2 horas porque dizem não ser bom para o organismo. Esse procedimento fica a seu critério ^^

Leve a carne em fogo alto para cozinhar com 3.5L de água por 1h30min com a panela tampada (dê preferência à panela bem funda afim de não transbordar água com o fervimento).

Corte o nabo em formato "+" e a cenoura em pedaços grandes.

Normalmente para este prato raspa-se as bordas retas do nabo e da cenoura por questão estética.

Deixando os pedaços arredondados rs.

Após 1h30min cozinhando, escorra a carne. Iremos ferver a carne novamente trocando de água.

Leve a carne e as verduras em fogo alto para ferver em 2L de água "nova" com 1 colher de sal por mais uns 15 a 20 minutos. Adicione as jujubas nos últimos 5 minutos.

Enquanto isso prepare o molho. Descasque um pedaço de gengibre do tamanho de um alho grande.

Na centrífuga ou com o mixer, triture o gengibre, os alhos (3 dentes), a maçã ou pera (1/2) e a água (1/2 xícara).

Peneire para um tempero limpo para a carne (para evitar gominhos grudados na carne no resultado final). Adicione o molho de soja jinganjang (5), o mel (1), 2 pitadas de pimenta do reino. Reserve.

Após 15 a 20 minutos fervendo, confira se as verduras estão macias enfiando a ponta de uma faca no pedaço de verdura mais grosso. Se a faca atravessar a verdura com facilidade o ponto está bom. Desligue o fogo e escorra tudo novamente.
(Não utiliza-se o caldo pois este ainda contém gordura. Este prato é idealmente servido bem "limpo").

Com a carne e as verduras totalmente escorridas, leve ao fogo médio, adicione o molho e refogue.

Como toque final para dar um brilho à comida, misture 1 fio de óleo de gergelim e xarope de milho mulyeot (2). Prove e se achar necessário dê 1 pitada de sal.

Done! :)

terça-feira, 7 de julho de 2015

어묵탕 Eomuktang

Uma sopinha quente com espeto de massa de peixe eomuk ^^
Essa massa de peixe é vendida em mercearias coreanas. Ela é retangular, chapada e fina.

O espeto de eomuk é uma típica comida de rua na Coréia ^^
(Imagem fonte: http://matnan.tistory.com/entry)

Ingredientes
2 camadas de massa de peixe eomuk (200g)
2 rodelas (4cm de espessura cada) de nabo
4 camarões médios
1 ovo (limpo)
8 peixinhos myeolchi grandes
1 a 2 filetes de cebolinha
800 ml de água
1 colher de sopa de caldo de peixe myeolchiaegjeot 멸치액젓
1.5 colheres de sopa de molho de soja gukganjang
6 varetas de bambu de espeto

Serve 2 pessoas

Corte as 2 rodelas grossas de nabo (4cm de espessura cada) em formato "+".

Leve a água (800 ml) a ferver com o nabo e os peixinhos myeolchi em panela funda com tampa para evitar que evapore muito a água (preferencialmente utilize uma panela mais funda do que da imagem). Deixe borbulhar por 20 minutos.


Na metade do tempo de fervura coloque o ovo limpo (1 unid). Mexe-o após 1 minuto de cozinho para centralizar a gema.

Enquanto isso em outra panela coloque água o suficiente para cobrir a massa e leve para ferver. Esse procedimento é necessário para retirar o excesso de óleo da massa. Quando levantar fervura cozinhe por somente 2 minutos e escorra.

Corte em seis fatias e espete nas varetas.

Corte a cebolinha e limpe os camarões.

Confira se o nabo está macio. A ponta da faca tem que entrar com facilidade. (Cozinhe por mais alguns minutos caso não esteja).
Remova os peixinhos myeolchi e descasque o ovo.

Tempere o caldo com o caldo de peixe myeolchi (1) e o molho de soja gukganjang (1.5). Coloque os camarões e a cebolinha e desligue o fogo quando o camarão ficar rosado e cozido. (Como o fruto do mar pode com o tempo salgar mais o caldo, adicione água neste caso)~

Sirva com os espetos and done! :)