Image Map

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ingrediente: Molho de Ostra 굴소스


O molho de ostra tem a consistência melada, de cor escura e sabor "salgado-doce". Ele é muito utilizado na culinária vietnamita e tailandesa e aderiu aos temperos dos pratos coreanos.
O molho é composto basicamente por extrato de ostra, açúcar, óleo de soja, sal e amido. Lembra o sabor do molho de soja (간장) um pouco mais adocicado.
Ele é ótimo para refogar com carne, legumes ou compor molhos.



As marcas que mais encontro nas mercearias são Maekrua (à esquerda) que tem um rótulo de uma senhora oriental cozinhando e Lee Kum Kee (meio e à direita) de rótulo de um pandinha. Este último tem versão sem glutamato monossódico (rótulo em cor verde), mas infelizmente nunca mais vi vendendo nas mercearias de São Paulo.

Possível substituição nas receitas culinárias: Molho teriyaki.

2 comentários:

  1. Oi, adorei o sei site, parabéns! Estava procurando um molho de ostra sem glutamato e cheguei no site. É fácil encontrar na liberdade o molho de ostra da Maekrua? Você indica alguma loja?
    Obrigada
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Obrigada pelo o seu contato.
      O da marca Maekrua eu costumava comprar na Liberdade, só que não me recordo do nome da loja (talvez Maruya?). Comecei a comprar dessa marca porque não encontrava mais a do pandinha, que é o mais popular.
      Porém, na última vez há muito tempo que conferi, havia glutamato dentre os ingredientes. Talvez tenham retirado, pois pesquisando na internet não aparece mais no rótulo. Teria que dar uma conferida.
      Espero ter ajudado em algo.
      Qualquer outra pergunta só falar!

      Excluir