Image Map

terça-feira, 14 de abril de 2015

잡채 Japchae

Macarrão transparente de fécula de batata com fatias finas de cenoura, dois tipos de cogumelo, carne, espinafre e pimentão ^^
Um prato bem gostoso, mas o macarrão estraga rápido portanto mantenha-o refrigerado quando não for consumi-lo.

Ingredientes
200g de macarrão dangmyeon 당면
150g de carne de boi ou porco
1/2 cebola
1/2 pimentão vermelho ou verde
1 cenoura média
4 cogumelos shiitake pequenos
1 punhado de cogumelo seco tipo orelha de madeira (10g)*
1 ramo de espinafre (200g)

10.5 colheres de sopa de molho de soja jinganjang
5.5 colheres de sopa de óleo de gergelim
2.5 colheres de sopa de açúcar
1 dente de alho picado (ou 0.5 colher de sopa)
2 pitadas de pimenta do reino em pó

Serve 4 pessoas

*vendido em mercearia coreana

Em panela funda coloque bastante água e leve ao fogo. Iremos ferver 3 itens na mesma água. (Durante este tempo até ferver que tal lavar as verduras? :)

Quando começar a ferver, cozinhe o cogumelo orelha de madeira (comprei na mercearia Ottugui. Um saquinho de 50g paguei R$ 8,00). Escorra e reserve.

Cozinhe o espinafre por volta de 2 minutos. Escorra bem e reserve.

Coloque o macarrão espalhando-o bem e ferva por 8 minutos contadinhos.

Corte o cogumelo orelha de madeira em tamanhos bite size. O mesmo para o espinafre.


Tempere-os com molho de soja jinganjang (2.5) e óleo de gergelim (1).

Escorra o macarrão e deixe-o esfriando "naturalmente" sem passar em água fria (dizem que a mudança drástica de temperatura tira a elasticidade deste macarrão). Corte-o no meio para facilitar ao comer.

Tempere com molho de soja jinganjang (3), açúcar (2) e óleo de gergelim (2). Deixe o macarrão o mais esparramado possível para esfriar.


Fatie a carne (150g) em tirinhas. Tempere com alho picado (1 dente ou 0.5 colher de sopa), molho de soja jinganjang (2), açúcar (0.5), óleo de gergelim (0.5) e 2 pitadas de pimenta do reino em pó.

Fatie os cogumelos shiitake (4 unid), a cenoura (1 unid), a cebola (1/2) e o pimentão (1/2). Tempere-os com molho de soja jinganjang (2) e óleo de gergelim (1).


Refogue a carne. Quando quase pronta, adicione os cogumelos shiitake, a cenoura, a cebola e o pimentão e refogue em fogo baixo até a cenoura ficar sutilmente molinha.

Por fim, misture todos os ingredientes (inclusive o espinafre e o cogumelo orelha de madeira) ao macarrão com mais molho de soja jinganjang (1) e óleo de gergelim (1).


Por quê não temperar com o molho de soja e óleo de gergelim tudo de uma vez junto com o macarrão?
No preparo deste prato cada etapa é manipulada separadamente para melhor absorção do tempero respeitando a textura de cada ingrediente. Nada que seja obrigatório, mas o resultado final fica diferente e com o sabor mais elaborado ;)



Pronto :)

2 comentários:

  1. Nossa como seus pratos são perfeitos e bem explicados! Não largo este blog nunca mais... conheci hoje por sempre procurar receitas de comidas que vejo em k-dramas.. hahaha :P

    ResponderExcluir