Image Map

sexta-feira, 27 de junho de 2014

불고기 Bulgogui

Outro dia uma amiga japonesa me perguntou como preparava "Bulgogui". Bulgogui é um prato bem típico coreano. Cortes finos de carne bovina marinada em um molho "salgado-doce". Passei a receita e ela ficou surpresa com os ingredientes. "No molho vai até pera? Que saboroso".Achei essa observação interessante. O molho é bem rico em sabor mesmo: combinação de molho de soja, pera, mel, gengibre, alho, entre outros. Não deve ser a toa que está entre as 50 comidas mais gostosas do mundo, segundo a revista CNN Go. Não é que me deu a ideia de por como primeira receita no blog? ;)



Ingredientes






















1/2 kg de contra filé ou filé mignon fatiado bem fino 
1/2 pera coreana (ou maçã)
1/2 cebola
5 dentes de alho
1 colher de chá de gengibre (ralado ou em pó)
100 g de cogumelo portobello ou shimeji (opcional)
Cebolinha (parte branca)

7 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1/3 de xícara (80 ml) de água 
2 pitadas de pimenta do reino

Serve 1 a 2 pessoas

A carne tem de ser fatiada bem (BEM) fininha. Nas mercearias coreanas vendem-se a carne já cortada. Se pedir para o açougueiro provavelmente ele também faz. Mas caso queira cortar com a faca, o ideal seria pegar a carne no estágio descongelando, para que fique mais fácil de segurar e fazer este tipo de corte fino (por volta de 0.3 mm).


Pegue a pera ou maçã (1/2), a cebola (1/2), o alho (5 dentes), gengibre (0.3) e a água (1/3x). Faça um purê com estes ingredientes.


Adicione o molho de soja (7), o mel (4), o óleo de gergelim (2), 2 pitadas de pimenta do reino e a parte branca da cebolinha fatiada.

Observação: Usar também a parte verde da cebolinha é opcional. Eu particularmente não uso nesta receita - pode soar frescura - porque ela murcha com certa facilidade dando uma má estética ao prato ao longo do tempo. O ideal seria então por a cebolinha bem no final do preparo para evitar isso. It's up to you ;)


Fatiar os cogumelos (opcional) 

Misture a carne e o cogumelo ao molho


Deixe marinando por 30 minutos na geladeira. Este procedimento é para a carne absorver bastante o molho e ficar mais saboroso ;) Após este passo grelhe preferencialmente em uma chapa.


Espero que goste ;)
Bom apetite!

3 comentários:

  1. Stephanie, Bom dia
    Adorei seu blog, estou estudando cozinha asiática , pela primeira experiência com a culinária coreana foi no Komah e agora sempre que tenho oportunidade procuro conhecer as delicias da Coreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberto!
      Que bom saber disso! Espero que tenha tido uma ótima experiência no Komah!
      A culinária coreana é uma delícia mesmo rs.. que bom que gostou!
      Obrigada pela mensagem! Um ótimo final de semana!

      Excluir